EXISTEM 4 TIPOS BÁSICOS DE CICATRIZ
- As CICATRIZES NORMAIS OU "BOAS" são suaves, planas e semelhantes à cor da pele.
- As CICATRIZES ATRÓFICAS, caracterizam-se por um tecido côncavo e indentado. Normalmente, são causadas por acne ou varicela e podem afetar qualquer pessoa.
- As CICATRIZES HIPERTRÓFICAS são rígidas, avermelhadas e apresentam um relevo ou inflamação.
- As CICATRIZES QUELOIDES são rígidas, volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.
As cicatrizes hipertróficas e queloides são mais comuns em pessoas de ascendência africana, embora qualquer pessoa as possa ter, especialmente no peito e nas orelhas. Se a sua cicatriz se enquadrar numa destas duas últimas categorias, existem tratamentos à disposição e, por isso, deve procurar aconselhamento médico. De qualquer forma, uma boa rotina de tratamento de cicatrizes poderá ajudar a obter o melhor resultado possível após uma cirurgia ou uma lesão.
CUIDAR DAS CICATRIZES:
A SUA ROTINA DE RECUPERAÇÃO IDEAL PARA AS SUAS CICATRIZES
1. MANTENHA A SUA CICATRIZ LIMPA PARA EVITAR INFEÇÕES
Quando se trata de cuidado e prevenção de cicatrizes, a limpeza é fundamental. Assim que remover os pontos, limpe suavemente a sua cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que esta for exposta a um ambiente sujo ou com pó. Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave.
Não aplique na sua cicatriz desinfetantes como o peróxido de hidrogénio, pois isso poderá matar as novas células da pele e atrasar a recuperação da cicatriz.
Clique AQUI para ver CICAPLAST Lavant B5, para limpar suavemente a sua pele fragilizada.
2. EVITE ESTICAR A PELE DURANTE O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO
A cicatrização precisa de tempo. Para evitar cicatrizes inestéticas, existem certas atividades que deve evitar. Puxar a pele pode resultar numa cicatriz larga ou mesmo "rebentar os pontos", provocando a reabertura da sua cicatriz. Evite atividades que coloquem uma tensão excessiva na sua cicatriz (como levantar pesos pesados ou certos desportos) durante várias semanas após a cirurgia. Também deve evitar usar roupa que cause fricção na pele em recuperação.
3. CERTIFIQUE-SE DE QUE REMOVE OS SEUS PONTOS NO TEMPO DEVIDO
Os pontos são uma parte fundamental do processo de cicatrização. Um aspeto fundamental do processo de cicatrização é assegurar que os pontos são removidos no tempo devido. Se forem removidos demasiado cedo, a cicatriz poderá reabrir e, se o forem demasiado tarde, poderá deixar marcas. Não deixe o consultório do seu médico sem ter instruções claras sobre quando e como retirar os pontos (assumindo que não são absorvíveis).
4. USE UM BOM CREME CICATRIZANTE PARA AJUDAR A PELE A SENTIR-SE MELHOR
Como parte da sua rotina de cuidados e prevenção de cicatrizes, escolha um creme de cicatrização de confiança na sua farmácia local. O tipo de creme que procura irá ajudar a apaziguar e estimular a recuperação e a proteger do sol. Pode começar a utilizá-lo assim que a cicatriz estiver fechada e seca.
5. COMBINE O SEU CREME PARA CICATRIZES COM TÉCNICAS DE MASSAGEM
Massajar a cicatriz pode otimizar o processo de cicatrização: certifique-se de que o faz pelo menos uma vez por dia. A massagem irá melhorar a probabilidade de um resultado satisfatório e favorecer uma cicatrização limpa e saudável.
6. NÃO EXPONHA A SUA CICATRIZ AO SOL
A proteção solar é absolutamente essencial para a rotina de cuidados da sua cicatriz. As cicatrizes recentes são propensas a uma pigmentação escura quando são expostas à radiação UV. Por isso, opte por um creme calmante com uma proteção solar muito elevada (FPS 50+).
SOS CICATRIZ: A MINHA PELE ESTÁ A CICATRIZAR NORMALMENTE?
A cicatrização é um processo que envolve várias etapas. Continue a ler para descobrir o que é normal e o que constitui uma situação preocupante.
A MINHA CICATRIZ ESTÁ A SANGRAR
É normal que uma ferida em cicatrização liberte uma pequena quantidade de sangue. Simplesmente, aplique pressão com um pouco de gaze limpa até a hemorragia parar - se não parar, terá de consultar o seu médico ou ir às urgências, pois poderá precisar de pontos. Se a sua ferida já levou pontos e reabriu (a chamada deiscência), terá de consultar o seu médico para evitar que a cicatriz aumente. Se cicatrizes antigas reabrirem e começarem a sangrar, isto pode dever-se a uma deficiência nutricional. Assim, consulte o seu médico para mais aconselhamento.
A MINHA CICATRIZ ESTÁ A SECRETAR UM LÍQUIDO
É normal que as feridas cicatrizantes secretem um líquido transparente, denominado líquido seroso, durante vários dias ou mesmo semanas, consoante a zona. Mas, se a sua ferida começar a secretar um pus branco/amarelo, isso é um sinal de infeção e necessitará de consultar o seu médico para saber se necessita de antibióticos.
A MINHA CICATRIZ PROVOCA COMICHÃO
As feridas em cicatrização podem provocar comichão durante vários anos. Nas fases iniciais da formação da cicatriz, a ferida está inflamada e liberta mediadores inflamatórios (mensageiros químicos), incluindo a molécula histamina, que provoca comichão. Estes mediadores estimulam os nervos na pele circundante. À medida que a cicatriz sela, a tração mecânica também estimula os recetores de comichão. Com o tempo, esta sensação irá diminuir lentamente, mas a massagem diária com um creme específico para cicatrizes irá acelerar o processo.
A MINHA CICATRIZ DÓI-ME
Quando uma ferida é suficientemente profunda para deixar uma cicatriz, as fibras nervosas também podem ficar danificadas. Isto pode levar a sensações de queimadura ou dor, num fenómeno conhecido como "dor neuropática". A massagem com um creme cicatrizante pode ajudar, mas isto, normalmente, desaparece por si só à medida que as fibras nervosas cicatrizam e voltam a crescer. Também pode ser tratada com certos medicamentos, como a amitriptilina. Consulte o seu médico se sentir desconforto.
A MINHA CICATRIZ ESTÁ ROSA OU VERMELHA
É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células. A vermelhidão deve desaparecer por si mesma, mas, se a sua cicatriz ainda estiver vermelha após vários meses, pode ser útil experimentar um creme cicatrizante com eficácia comprovada para estimular a cicatrização. Em casos mais extremos, pode consultar um médico para se informar sobre os melhores tratamentos para cicatrizes, como adesivos de silicone, injeções de esteroides, luz intensa pulsada (LIP) e tratamentos com laser. A remoção cirúrgica das cicatrizes também é uma possibilidade.
A MINHA CICATRIZ ESTÁ NEGRA
A resposta natural do corpo a uma ferida é gerar uma inflamação intensa, com a libertação de múltiplos mediadores inflamatórios (mensageiros químicos). Estas substâncias podem estimular a atividade das células produtoras de pigmentos chamadas melanócitos, o que resulta numa pigmentação castanha ou negra na cicatriz ou à sua volta (Hiperpigmentação Pós-Inflamatória ou HPI). Este fenómeno é mais comum em tipos de pele mais escuros, mas pode ser evitado ou reduzido através da utilização de um protetor solar elevado na zona em cicatrização.