QUAL É A APARÊNCIA DO VERMELHIDÃO NA PELE?
Corar e a vermelhidão da pele geralmente começam como uma leve vermelhidão no nariz e nas maçãs do rosto, mas podem piorar com o tempo se não forem tratados adequadamente. Anos de danos causados pelo sol podem deixar a pele sensível, com vermelhidão permanente e vasos sanguíneos visíveis, especialmente nas laterais do nariz.
A vermelhidão tem um impacto significativo na qualidade e nas características da pele. Não só o tom da pele fica menos uniforme; a textura da pele também se torna mais visível. A vermelhidão da pele está frequentemente associada a sinais de desconforto na pele, como comichão, queimadura e ardor. Muitas mulheres com pele sensível com tendência a vermelhidão são suscetíveis a corar em momentos de stress ou emoções intensas.
AS CAUSAS DO VERMELHIDÃO NA PELE
A vermelhidão Na pele tem várias causas. Em muitas mulheres, especialmente mulheres com pele clara, fina ou sensível, a vermelhidão é uma consequência do envelhecimento causada por anos de exposição ao sol. Na verdade, o sol está envolvido em 27% de todos os casos de vermelhidão. Para evitar o aparecimento de vermelhidão ou o agravamento de mudanças de cor já visíveis, é essencial o uso de proteção solar eficaz.
Além do sol, o vermelhidão na pele pode ser causado por uma variedade de outros fatores que causam a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto:
- Stress ou emoções fortes (geralmente manifestando-se com ondas de calor corporal).
- Mudanças repentinas de temperatura ou humidade (banhos quentes em manhãs geladas ou mergulhar numa piscina fria após um banho de vapor).
- As alterações hormonais podem causar vermelhidão da pele durante a gravidez ou menopausa.
- Alimentos apimentados e estimulantes como o café.
- Álcool.
- Tabaco.
- Poluição.
- Hereditariedade - A pele vasorreativa pode ser uma condição hereditária.
- Envelhecimento - A partir dos 25 anos, a pele fica mais sujeita a vermelhidão.
QUEM TEM MAIOR PROBABILIDADE DE TER VERMELHIDÃO NA PELE?
Apenas 11% da vermelhidão resulta de uma condição médica subjacente. Normalmente, a vermelhidão da pele é observada em pessoas com pele clara e sensível. Estas pesssoas têm uma barreira cutânea superficial particularmente delicada, o que deixa a pele vulnerável à radiação UV, substâncias irritantes e fatores ambientais.
Quando a pele sensível identifica um evento ou substância como um ataque, sinais de alerta são libertados na forma de mediadores inflamatórios, como citocinas e histamina. Estes eventos ou sustâncias desencadeiam uma reação em cadeia que leva à vasodilatação, ou seja, o inchaço da rede de vasos sanguíneos da pele. Isto, por sua vez, pode causar afrontamentos, vermelhidão da pele e comichão.
A VERMELHIDÃO NA MINHA PELE É PERMANENTE?
A vermelhidão da pele geralmente começa como temporária e difusa pelo rosto. Quando os vasos sanguíneos da sua pele dilatam rapidamente, a vermelhidão aparece na superfície do rosto. Os vasos voltam depois ao normal. Mas se a pele não for cuidada adequadamente, os vasos sanguíneos podem dilatar com o tempo e sua pele pode desenvolver vermelhidão permanente ou condições de pele como a Rosácea.
A vermelhidão na pele pode progredir assim:
- Vermelhidão temporária ou corar.
- Vermelhidão difusa, mas permanente. A chamada Eritrose, localizada nas bochechas.
- O estado avançado da Eritrose, com pequenos vasos visíveis, também conhecida como Rosácea.
- Manchas vermelhas (às vezes acompanhadas de borbulhas), que podem tornar-se Rosácea inflamatória.
Mas não se preocupe: com o estilo de vida certo e uma rotina de cuidado da pele, pode acalmar a vermelhidão da pele e impedir que piore.
DICAS PARA ACALMAR A VERMELHIDÃO DA PELE
Quando sente e vê o seu rosto vermelho, pode sentir que a sua confiança fica afetada. A vermelhidão da pele não é apenas uma imperfeição que precisa ser escondida, mas também é um sintoma de pele sensível, exigindo abordagens específicas para estilo de vida e cuidados com a pele:
- Evite temperaturas extremas: tome um duche ou banho em água morna.
- Evite alimentos picantes e estimulantes, como chá e café.
- Mantenha o consumo de álcool ao mínimo.
- Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no Inverno.
- Pare de fumar.
- Simplifique sua rotina de cuidados com a pele para evitar camadas de vários produtos.
- Use produtos para a pele com Rosácea ou um hidratante anti-vermelhidão.
CUIDAR DA PELE COM VERMELHIDÃO COMEÇA COM A ROTINA DE PELE MAIS ADEQUADA
Os dermatologistas recomendam uma abordagem específica para o cuidado da pele para impedir que a vermelhidão piore e se torne permanente; no entanto, apenas 1 em cada 10 mulheres com vermelhidão no rosto usa produtos anti-vermelhidão ou para rosácea.
Uma rotina simples mas eficaz
A pele sensível e vermelha pode reagir a alguns ingredientes presentes nas fórmulas dos produtos de cuidado de pele. Deve usar um número mínimo de produtos na sua rotina.
Limpe suavemente para proteger a barreira cutânea
Se a vermelhidão da pele for um problema, sabão e água são a última coisa que você deseja usar para limpar a pele. Isso irá retirá-lo de seus preciosos lipídios de superfície, deixando-o exposto a ataques ambientais e vermelhidão ainda pior. Em vez disso, opte por produtos sem exaguamento, como ROSALIAC GELEIA MICELAR ou TOLERIANE DERMONETTOYANT.
Acalme e acalme a pele com água termal antioxidante
Após a limpeza e antes da hidratação, acalme a sua pele sensível com ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY antioxidante e rica em selénio. As suas propriedades prebióticas reequilibram o microbioma da pele para fortalecer a sua barreira natural.
Dica: a Água Termal é particularmente eficaz para aliviar a vermelhidão da pele após a depilação com cera ou após o banho.
Hidrate a sua pele com um hidratante anti-vermelhidão ou com o cuidado próprio para Rosácea
É essencial hidratar a pele, mas muitos produtos contém irritantes que podem causar reações cutâneas e vermelhidão. O ROSALIAC AR INTENSO é um fluido hidratante que reduz a vermelhidão do rosto. Não só é ultra-suave na pele, como também contém ingredientes ativos que ajudam a fortalecer a pele sensível: A Vitamina B3 estimula as defesas naturais da pele contra os irritantes, para eliminar a vermelhidão e reduzir os vasos sanguíneos visíveis, enquanto a Vitamina CG fortalece as paredes dos vasos, ativando a síntese de colagénio. Finalmente, a molécula anti-vermelhidão inteligente Ambophenol atua em três níveis:
- Anti-inflamatório e calmante para reduzir a vermelhidão.
- Protetor micro-vascular para impedir que os vasos sanguíneos se tornem visíveis.
- Antioxidante para proteger as células da pele dos ataques dos radicais livres que podem aumentar a vermelhidão.
Resultado? Dia após dia, a vermelhidão da pele é reduzida, revelando uma pele saudável e uniforme.
BB e CC Cream ao resgate!
Menos é mais quando se trata de pele sensível. É por isso que os BB e CC Creams são amigos da pele com tendência a vermelhidão: combinam várias funções em uma única fórmula, reduzindo o risco de irritação.
O ROSALIAC CC Cream tem também na sua fórmula o comprovado ingrediente ativo anti-vermelhidão Ambophenol, enquanto corrige instantaneamente a vermelhidão com pigmentos que têm o equilíbrio perfeito entre cobertura e aspeto natural. Incorpora ainda FPS30 para combater o pior inimigo da pele propensa a vermelhidão, os raios ultravioleta.
Use proteção solar para peles sensíveis, todos os dias
A exposição à radiação ultravioleta é a principal causa da vermelhidão da pele a longo prazo. Não importa a estação, o seu rosto fica exposto ao sol todos os dias do ano. É por isso que a proteção diária de amplo espectro é essencial para pele com tendência a vermelhidão. Certifique-se de que seu protetor solar filtra os raios UVB, UVA e UVA longos, presentes mesmo no inverno. ANTHELIOS Sun Intolerance FPS 50+ foi especificamente formulado para a pele e os olhos mais sensíveis. Oferece proteção de amplo espectro e é enriquecido com Água Termal calmante e antioxidante.
Considere tratamentos a laser
Um dermatologista qualificado pode recomendar tratamentos apropriados para ajudar a reduzir a vermelhidão. Quando há poucos vasos altamente visíveis, a Eletrocoagulação é uma opção, ou seja, a administração de uma leve corrente elétrica por meio de uma pequena sonda inserida na pele. Os lasers também fornecem excelentes resultados. O laser KTP pode melhorar muito a Rosácea em 2 sessões com intervalo de 6 semanas. A Luz Intensa Pulsada (IPL) tem também bons resultados na eritro-rosácea. Este tratamentos devem ser realizados em horários em que a pele não esteja exposta ao sol.
Dica: Pode acalmar a vermelhidão da pele após o tratamento a laser com ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY e um gel de reparação cutânea como CICAPLAST GEL B5.
SE A MINHA PELE ESTIVER VERMELHA É DEVIDO A ALERGIAS?
Erupções cutâneas alérgicas são uma das principais causas da vermelhidão
A vermelhidão da pele sensível pode ser causada por uma série de fatores internos e externos. No caso da pele alérgica, as erupções cutâneas avermelhadas são causadas por alérgenos específicos no nosso ambiente, cosméticos, alimentos e medicamentos. Se erupções cutâneas alérgicas com desconforto são um problema para si, considere consultar um Alergologista para identificar quais são os seus gatilhos. Mas cuidados específicos para a pele alérgica também podem ajudar: limpe suavemente a pele alérgica com ÁGUA MICELAR ULTRA PELE SENSÍVEL ou TOLERIANE DERMONETTOYANT para remover os alérgenos da superfície da sua pele. Em seguida, aplique ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY naturalmente anti-inflamatória e finalize com um creme hidratante calmante testado em peles alérgicas como TOLERIANE ULTRA.