DERMATITE SEBORREICA:
UM DERMATOLOGISTA ESCLARECE
O que causa a dermatite seborreica?
Os médicos não identificaram uma causa isolada da dermatite seborreica; pensa-se que esta condição seja causada por vários fatores que agem de forma combinada. Estes incluem:
Nos bebés, pensa-se que a causa da crosta láctea seja um excesso de produção de sebo (couro cabeludo oleoso) associado a uma proliferação excessiva de leveduras, o que tem como resultado a inflamação. Continue a ler para saber mais.
Nos bebés, a dermatite seborreica é conhecida como crosta láctea
A crosta láctea é essencialmente o nome que se dá à dermatite seborreica nos bebés com até 3 meses. Os sinais e sintomas são semelhantes à dermatite seborreica dos adultos, mas a distribuição é diferente, uma vez que se encontra normalmente limitada ao couro cabeludo, embora por vezes possa ocorrer também nos ouvidos, pálpebras, sobrancelhas, nariz, pescoço, virilhas ou axilas. O couro cabeludo do bebé desenvolve vermelhidão, comichão e espessas placas sebodescamativas amarelas ou castanhas.
Em que locais ocorre a dermatite seborreica?
A dermatite seborreica manifesta-se por placas sebodescamativas vermelhas no rosto, em torno das laterais do nariz e acima das sobrancelhas. Um exame do couro cabeludo revela com frequência descamações pegajosas ao longo da linha do couro cabeludo. Por vezes está presente uma placa sebodescamativa redonda na zona central do tórax. A pele do rosto fica facilmente irritada. Surge prurido no couro cabeludo. As placas problemáticas acentuam-se de tempos a tempos, com frequência durante períodos de cansaço e de stress.
COMO GERIR A DERMATITE SEBORREICA
NO ROSTO
A pele das pessoas que sofrem de dermatite seborreica fica facilmente irritada com uma simples lavagem do rosto. Utilize loções de limpeza neutras tais como Águas Micelares mas nunca sabão, que agrava a irritação. Os cremes hidratantes nem sempre são bem tolerados. No entanto, se a pele repuxar, precisa de ser hidratada. Escolha produtos dermocosméticos que foram pensados para serem bem tolerados e que contenham substâncias ativas que façam milagres no tratamento da dermatite seborreica.
COMO ME POSSO VER LIVRE DA DERMATITE SEBORREICA
NO COURO CABELUDO?
No caso de dermatite seborreica localizada no couro cabeludo, num primeiro momento deverá optar por um champô antifúngico tal como o cetoconazol para o alívio da comichão. Posteriormente, para fins de manutenção, utilize um champô muito suave especificamente pensado para couros cabeludos sensíveis.
QUAL É O TRATAMENTO
PARA A CROSTA LÁCTEA?
Sabia que? A Crosta Láctea é o nome que se dá à dermatite seborreica nos bebés. Tal como a dermatite no couro cabeludo nos adultos, a base do tratamento consiste na utilização de um champô neutro aliado a massagens suaves.
EXISTE UMA CURA
PARA A DERMATITE SEBORREICA?
Tratamentos médicos para a dermatite seborreica
Se possível, deverá evitar a utilização de esteroides tópicos na pele com dermatite seborreica. Embora sejam eficazes, poderão produzir pequenas lesões semelhantes às da acne nas zonas onde atuam, áreas ricas em glândulas sebáceas. Podem também originar rosácea, se usados com demasiada frequência. O seu dermatologista poderá prescrever cremes antifúngicos (contendo Cetoconazol ou Ciclopirox olamina) que eliminam a Pityrosporon ovale. Os tratamentos locais à base de lítio também podem ser eficazes. É recomendado um tratamento de manutenção prolongado com vista à estabilização das manifestações cutâneas.