CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS:
COMO ACELERAR O
PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

 

Article Read Duration 5 min. de leitura

As cicatrizes recentes precisam de um cuidado especial para assegurar um resultado ótimo. Para cuidar das suas cicatrizes, siga alguns passos simples:

  1. Limpe cuidadosamente a sua cicatriz diariamente com um gel de limpeza desenvolvido para otimizar o processo de cicatrização
  2. Evite esticar a pele, pois isto pode alargar a cicatriz ou "rebentar os pontos".
  3. Certifique-se de que os pontos são retirados no seu devido tempo
  4. Use um creme próprio para cicatrizes e massaje pelo menos uma vez por dia
  5. Proteja a sua cicatriz com um FPS muito elevado
  6. Procure cuidados médicos em determinadas situações: hemorragia intensa, secreção de pus, aumento da vermelhidão ou dor excessiva

EXISTEM 4 TIPOS BÁSICOS DE CICATRIZ

  • As CICATRIZES NORMAIS OU "BOAS" são suaves, planas e semelhantes à cor da pele.
  • As CICATRIZES ATRÓFICAS, caracterizam-se por um tecido côncavo e indentado. Normalmente, são causadas por acne ou varicela e podem afetar qualquer pessoa.
  • As CICATRIZES HIPERTRÓFICAS são rígidas, avermelhadas e apresentam um relevo ou inflamação.
  • As CICATRIZES QUELOIDES são rígidas, volumosas e estendem-se para além dos limites da ferida original.

As cicatrizes hipertróficas e queloides são mais comuns em pessoas de ascendência africana, embora qualquer pessoa as possa ter, especialmente no peito e nas orelhas. Se a sua cicatriz se enquadrar numa destas duas últimas categorias, existem tratamentos à disposição e, por isso, deve procurar aconselhamento médico. De qualquer forma, uma boa rotina de tratamento de cicatrizes poderá ajudar a obter o melhor resultado possível após uma cirurgia ou uma lesão.

CUIDAR DAS CICATRIZES:
A SUA ROTINA DE RECUPERAÇÃO IDEAL PARA AS SUAS CICATRIZES

1. MANTENHA A SUA CICATRIZ LIMPA PARA EVITAR INFEÇÕES

Quando se trata de cuidado e prevenção de cicatrizes, a limpeza é fundamental. Assim que remover os pontos, limpe suavemente a sua cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que esta for exposta a um ambiente sujo ou com pó. Utilize um gel de limpeza específico para pele fragilizada, hipoalergénico e suficientemente suave.

Não aplique na sua cicatriz desinfetantes como o peróxido de hidrogénio, pois isso poderá matar as novas células da pele e atrasar a recuperação da cicatriz.

Clique AQUI para ver CICAPLAST Lavant B5, para limpar suavemente a sua pele fragilizada.

2. EVITE ESTICAR A PELE DURANTE O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

A cicatrização precisa de tempo. Para evitar cicatrizes inestéticas, existem certas atividades que deve evitar. Puxar a pele pode resultar numa cicatriz larga ou mesmo "rebentar os pontos", provocando a reabertura da sua cicatriz. Evite atividades que coloquem uma tensão excessiva na sua cicatriz (como levantar pesos pesados ou certos desportos) durante várias semanas após a cirurgia. Também deve evitar usar roupa que cause fricção na pele em recuperação.

3. CERTIFIQUE-SE DE QUE REMOVE OS SEUS PONTOS NO TEMPO DEVIDO

Os pontos são uma parte fundamental do processo de cicatrização. Um aspeto fundamental do processo de cicatrização é assegurar que os pontos são removidos no tempo devido. Se forem removidos demasiado cedo, a cicatriz poderá reabrir e, se o forem demasiado tarde, poderá deixar marcas. Não deixe o consultório do seu médico sem ter instruções claras sobre quando e como retirar os pontos (assumindo que não são absorvíveis).

4. USE UM BOM CREME CICATRIZANTE PARA AJUDAR A PELE A SENTIR-SE MELHOR

Como parte da sua rotina de cuidados e prevenção de cicatrizes, escolha um creme de cicatrização de confiança na sua farmácia local. O tipo de creme que procura irá ajudar a apaziguar e estimular a recuperação e a proteger do sol. Pode começar a utilizá-lo assim que a cicatriz estiver fechada e seca.

5. COMBINE O SEU CREME PARA CICATRIZES COM TÉCNICAS DE MASSAGEM

Massajar a cicatriz pode otimizar o processo de cicatrização: certifique-se de que o faz pelo menos uma vez por dia. A massagem irá melhorar a probabilidade de um resultado satisfatório e favorecer uma cicatrização limpa e saudável.

6. NÃO EXPONHA A SUA CICATRIZ AO SOL

A proteção solar é absolutamente essencial para a rotina de cuidados da sua cicatriz. As cicatrizes recentes são propensas a uma pigmentação escura quando são expostas à radiação UV. Por isso, opte por um creme calmante com uma proteção solar muito elevada (FPS 50+).

SOS CICATRIZ: A MINHA PELE ESTÁ A CICATRIZAR NORMALMENTE?

A cicatrização é um processo que envolve várias etapas. Continue a ler para descobrir o que é normal e o que constitui uma situação preocupante.

A MINHA CICATRIZ ESTÁ A SANGRAR

É normal que uma ferida em cicatrização liberte uma pequena quantidade de sangue. Simplesmente, aplique pressão com um pouco de gaze limpa até a hemorragia parar - se não parar, terá de consultar o seu médico ou ir às urgências, pois poderá precisar de pontos. Se a sua ferida já levou pontos e reabriu (a chamada deiscência), terá de consultar o seu médico para evitar que a cicatriz aumente. Se cicatrizes antigas reabrirem e começarem a sangrar, isto pode dever-se a uma deficiência nutricional. Assim, consulte o seu médico para mais aconselhamento.

A MINHA CICATRIZ ESTÁ A SECRETAR UM LÍQUIDO

É normal que as feridas cicatrizantes secretem um líquido transparente, denominado líquido seroso, durante vários dias ou mesmo semanas, consoante a zona. Mas, se a sua ferida começar a secretar um pus branco/amarelo, isso é um sinal de infeção e necessitará de consultar o seu médico para saber se necessita de antibióticos.

A MINHA CICATRIZ PROVOCA COMICHÃO

As feridas em cicatrização podem provocar comichão durante vários anos. Nas fases iniciais da formação da cicatriz, a ferida está inflamada e liberta mediadores inflamatórios (mensageiros químicos), incluindo a molécula histamina, que provoca comichão. Estes mediadores estimulam os nervos na pele circundante. À medida que a cicatriz sela, a tração mecânica também estimula os recetores de comichão. Com o tempo, esta sensação irá diminuir lentamente, mas a massagem diária com um creme específico para cicatrizes irá acelerar o processo.

A MINHA CICATRIZ DÓI-ME

Quando uma ferida é suficientemente profunda para deixar uma cicatriz, as fibras nervosas também podem ficar danificadas. Isto pode levar a sensações de queimadura ou dor, num fenómeno conhecido como "dor neuropática". A massagem com um creme cicatrizante pode ajudar, mas isto, normalmente, desaparece por si só à medida que as fibras nervosas cicatrizam e voltam a crescer. Também pode ser tratada com certos medicamentos, como a amitriptilina. Consulte o seu médico se sentir desconforto.

A MINHA CICATRIZ ESTÁ ROSA OU VERMELHA

É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células. A vermelhidão deve desaparecer por si mesma, mas, se a sua cicatriz ainda estiver vermelha após vários meses, pode ser útil experimentar um creme cicatrizante com eficácia comprovada para estimular a cicatrização. Em casos mais extremos, pode consultar um médico para se informar sobre os melhores tratamentos para cicatrizes, como adesivos de silicone, injeções de esteroides, luz intensa pulsada (LIP) e tratamentos com laser. A remoção cirúrgica das cicatrizes também é uma possibilidade.

A MINHA CICATRIZ ESTÁ NEGRA

A resposta natural do corpo a uma ferida é gerar uma inflamação intensa, com a libertação de múltiplos mediadores inflamatórios (mensageiros químicos). Estas substâncias podem estimular a atividade das células produtoras de pigmentos chamadas melanócitos, o que resulta numa pigmentação castanha ou negra na cicatriz ou à sua volta (Hiperpigmentação Pós-Inflamatória ou HPI). Este fenómeno é mais comum em tipos de pele mais escuros, mas pode ser evitado ou reduzido através da utilização de um protetor solar elevado na zona em cicatrização.

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS CONTRA ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELE MUITO SENSÍVEL

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada na pele mais sensível: reativa, alérgica, propensa à acne, atópica, danificada ou fragilizada por tratamentos oncológicos.