Tudo o que precisa de saber sobre a dermatite atópica e como tratá-la

Article Read Duration 7 min. de leitura

A dermatite atópica é uma condição cutânea caracterizada por comichão e vermelhidão da pele, que aparece frequentemente como consequência de fatores genéticos e ambientais. Na publicação seguinte, vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a dermatite atópica e como aliviar os seus sintomas.

 

Mulher com dermatite atópica no cotovelo

O que é a pele atópica?

A dermatite atópica, também conhecida como pele atópica, é uma doença crónica da pele caracterizada por pele extremamente seca, escamosa, irritada e com prurido recorrente.

 

As pessoas afetadas por esta doença têm um sistema imunitário altamente reativo e são frequentemente propensas a alergias, como asma e rinite alérgica. A pele atópica é naturalmente seca. A pele normal produz uma película oleosa para se proteger, enquanto que a pele atópica não o faz. Esta função é conhecida como a "barreira cutânea" ou "função de barreira" da pele. A pele propensa ao eczema é como se estivesse "nua", pelo que alguns alergénios do ambiente conseguem penetrar profundamente nas camadas inferiores da epiderme. Estes alergénios estimulam o sistema imunitário, que reage de forma exagerada.

 

A dermatite atópica ocorre devido a uma disfunção na barreira cutânea, o que torna a pele mais suscetível à irritação e à secura. As pessoas com pele atópica têm frequentemente crises periódicas que podem ser desencadeadas por fatores como o stress, a exposição a substâncias irritantes, o tempo frio e seco ou a transpiração excessiva. Os surtos podem afetar a qualidade de vida de uma pessoa, uma vez que a comichão e a vermelhidão intensas podem ser muito desconfortáveis.

 

Embora não exista cura para a pele atópica, existem tratamentos da dermatite que ajudam a controlar os sintomas e a prevenir as crises.

 

Como é que a dermatite atópica afeta o microbioma da pele?

Uma pele saudável alberga milhares de milhões de microrganismos benéficos que vivem em cada milímetro quadrado de pele. A dermatite atópica está associada a uma diminuição da diversidade desses microrganismos (bactérias, fungos, archaea...), conhecida como microbioma. Até agora, tentámos erradicar os microrganismos presentes no nosso corpo e na superfície da nossa pele. No entanto, estudos recentes demonstraram que estes microrganismos constituem, de facto, uma herança equilibrada que interage com o nosso corpo para garantir o seu bom funcionamento. Quando se tem eczema na pele, o microbioma não está equilibrado.

 

Num estudo clínico, os laboratórios La Roche-Posay demonstraram que não basta restaurar a função de barreira para aliviar de forma duradoura a pele com tendência atópica; é igualmente importante restaurar este microbioma. Para que o microbioma recupere o seu equilíbrio, é aconselhável utilizar produtos adequados que favoreçam a proliferação de bactérias amigas da pele.

Como posso saber se tenho dermatite atópica? Sintomas e características

A dermatite atópica é uma doença crónica caracterizada pelo desenvolvimento de sintomas incómodos em surtos periódicos que podem dificultar a vida das pessoas. Aqui estão os sintomas mais comuns para que possa identificar:

● Secura extrema da pele.

● Comichão e vermelhidão.

● Inflamação da pele.

● Escamas ou crostas.

● Dor.

● Fissuras e descamação da derme.

● Alterações na cor da pele.

● Aparecimento de bolhas ou vesículas.

● Irritação e vermelhidão à volta dos olhos.

● Aumento da sensibilidade a produtos ou elementos irritantes.

Se tiver algum destes sintomas, pode estar a sofrer de pele atópica. No entanto, se tiver dúvidas, recomendamos consultar um dermatologista para as resolver e indicar o tratamento adequado.

 

Mulher com dermatite atópica no braço

Dermatite nas mãos

A dermatite atópica nas mãos pode ocorrer em qualquer altura e em qualquer idade. Por se comportar como uma alergia, o sistema imunitário das pessoas com esta doença reage de forma exagerada a substâncias inofensivas, provocando a inflamação da pele. Além disso, devido ao seu fator hereditário, as pessoas com familiares que sofrem deste tipo de dermatite têm maior probabilidade de sofrer da mesma.

 

Os sintomas da dermatite nas mãos podem ser agravados por uma variedade de fatores, como a falta de humidade, o uso de substâncias irritantes como detergentes e produtos químicos, surgimento de infeções virais ou bacterianas, alergias alimentares, exposição desprotegida ao frio ou stress. Estes fatores podem causar sintomas como comichão, erupções cutâneas, outras erupções, fissuras e dor. A hidratação frequente com produtos específicos para a pele seca pode aliviar o desconforto. 

Dermatite nos cotovelos

A dermatite nos cotovelos é muito comum, uma vez que esta condição ocorre normalmente em áreas onde a pele se flexiona. Este tipo de eczema cutâneo pode causar comichão, vermelhidão, descamação e dor em casos muito graves.

As principais causas deste tipo de dermatite são o contacto com substâncias irritantes para a pele, como detergentes ou produtos químicos agressivos, alergias, pele seca e gretada ou fricção de roupas apertadas ou superfícies duras.

Dermatite nos braços

As pessoas com dermatite atópica também podem sofrer de eczema nos braços, como resultado de alergias irritantes, infeções ou condições médicas subjacentes.

A dermatite nos braços pode manifestar-se sob a forma de vermelhidão e inflamação, comichão intensa e constante, secura, descamação ou fissuras, inchaço e até bolhas cheias de líquido. Apesar da comichão, é importante evitar coçar, pois isso pode provocar lesões cutâneas que agravam os sintomas da dermatite.

Quais são as causas do eczema na pele?

O eczema, também conhecido como dermatite, é uma inflamação da pele que pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Aqui estão as causas mais comuns do eczema na pele:

● Genética. As pessoas com um historial familiar de dermatite atópica, asma ou alergias têm um risco acrescido de desenvolver a doença.

● Fatores ambientais. Os alergénios como o pólen, o bolor, o pelo de animais e o pó; os irritantes, como alguns sabões, detergentes e outros produtos químicos; e as temperaturas extremas, podem desencadear eczema em algumas pessoas.

● Alterações hormonais. As alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez e a menstruação, podem afetar a pele e desencadear dermatite atópica em algumas pessoas.

● Stress. O stress pode provocar dermatite de stress em algumas pessoas, uma vez que pode enfraquecer o sistema imunitário e tornar a pele mais suscetível à inflamação.

● Infeções. As infeções virais, bacterianas e fúngicas são também causas comuns de pele atópica.

● Doenças auto-imunes. As doenças autoimunes podem aumentar o risco de desenvolver dermatite atópica na pele.

Evolução do eczema na pele

A dermatite atópica (eczema atópico) é uma doença crónica que pode seguir diferentes padrões de evolução, dependendo do indivíduo. Eis as principais fases pelas quais uma pessoa com pele atópica pode passar:

● Fase de surto. Nesta fase, a pele afetada pelo eczema fica inflamada, vermelha, com comichão e pode ocorrer uma sensação de ardor. Podem também surgir bolhas que vertem líquido e a pele pode ficar mais sensível ou dolorosa.

● Fase crónica. Na fase crónica a inflamação diminui, as lesões cutâneas tornam-se mais secas e escamosas, e o prurido pode continuar. A pele pode também tornar-se mais espessa e apresentar alterações de pigmentação.

Quem é mais propenso a desenvolver dermatite atópica?

Embora a dermatite possa aparecer em qualquer idade, é mais comum em idades mais jovens. Além disso, a dermatite atópica é mais comum em pessoas com antecedentes hereditários, alergias ou asma.

Pele atópica em bebés

A pele atópica do bebé é uma doença comum e afeta aproximadamente 15-20% dos recém-nascidos.

Os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da pele atópica em bebés incluem a genética, o clima, a exposição a produtos químicos agressivos e a alergias alimentares. Pode também estar relacionada com a diminuição da função de barreira da pele e com o aumento da perda de água transepidérmica. As crianças com dermatite atópica têm uma função de barreira cutânea menos resistente aos irritantes externos, tornando a pele mais vulnerável ao stress ambiental. Além disso, esta barreira é menos capaz de reter a humidade devido à sua estrutura irregular, o que favorece a perda de água transepidérmica, deixando a pele seca e mais propensa a desenvolver lesões com prurido.

O principal sintoma da dermatite atópica é o "prurido" ou comichão, que afeta o bem-estar das crianças. Os problemas mais comuns incluem perturbações do sono, alterações de humor e mal-estar permanente. Quando uma criança tem pele atópica, toda a família sofre os efeitos, uma vez que afeta a qualidade do seu sono e isso, por sua vez, altera a qualidade de vida dos pais, afetando mesmo negativamente o seu próprio estado emocional.

Mãos de criança com dermatite atópica

Dermatite atópica em adultos

A nível mundial, entre 2% a 10% dos adultos sofrem de dermatite atópica. A pele atópica é frequentemente descomplicada. No entanto, a pele atópica em adultos pode causar sintomas incómodos que pioram a qualidade de vida da pessoa afetada.

É importante que as pessoas que sofrem de dermatite atópica tomem medidas para cuidar da sua pele, tais como protegê-la antes de a tratar com produtos químicos agressivos, manter a pele hidratada e usar roupas largas e respiráveis.

Conselhos para tipo de pele atópica

Embora o eczema na pele seja uma condição que pode ser desconfortável e dolorosa, o seu tratamento, na maioria dos casos, é simples. Aqui estão algumas recomendações que podem aliviar o desconforto causado pela dermatite atópica:

● Manter a pele bem hidratada. A hidratação regular da pele é o tratamento mais eficaz para reduzir os sintomas da dermatite atópica. A aplicação de um hidratante após o duche pode ajudar a prevenir a secura e a desidratação, mantendo a pele macia.

● Evitar substâncias irritantes. É aconselhável limitar a utilização de produtos que possam irritar a pele, como sabões, detergentes, géis hidroalcoólicos ou produtos químicos agressivos para a pele. É aconselhável procurar produtos especializados para a pele com tendência para o eczema atópico.

● Utilizar regularmente vestuário adequado é essencial durante a realização de atividades que possam causar lesões na pele, como lavar a louça, fazer jardinagem, desporto ou outros trabalhos manuais.

● Evitar coçar a pele. Isto pode ser difícil, mas é importante evitar coçar a pele durante um surto de dermatite para prevenir o agravamento da irritação e impedir o desenvolvimento de uma infeção.

● Utilizar medicação tópica. Se a dermatite for moderada ou grave, pode ser necessário utilizar medicamentos específicos para tratar este tipo de patologia. É recomendado consultar o seu médico para encontrar o produto que melhor se adapta às suas necessidades.

● Manter a casa livre de ácaros. O eczema atópico está associado a uma pele muito seca que não possui os lípidos que protegem a pele normal de determinados alergénios externos, como os ácaros do pó de casa. Aspire regularmente e ventile diariamente as divisões da sua casa, especialmente os quartos.

● Desfrutar do desporto, mas manter a pele limpa. Se pratica desporto regularmente, tenha cuidado para não ficar com a pele suada durante longos períodos de tempo, pois isso pode causar irritação. Após os treinos, tome um duche e utilize cremes de limpeza adequados para hidratar a pele e reequilibrar as suas bactérias benéficas.

● Assegurar a manutenção de uma temperatura no quarto entre 18 e 20 graus Celsius. Isto evitará que o ambiente fique demasiado seco. Se necessário, compre um humidificador. E, claro, certifique-se de aplicar o emoliente certo antes de ir dormir.

Estes são alguns dos hábitos que podem ajudar a aliviar os sintomas da dermatite atópica. No entanto, pode ser eficaz combinar estes hábitos com a utilização de produtos de cuidado específicos para tipos de pele sensível, reativa ou alergénica.

Rotina de higiene para aliviar os sintomas do eczema na pele

Como já foi referido, para tratar o eczema na pele e evitar que os sintomas se agravem e prejudiquem a qualidade de vida dos doentes, é aconselhável ter uma boa rotina de cuidados de pele que inclua a hidratação como pilar principal.

A higiene é vital para o tratamento dos sintomas da dermatite atópica. No entanto, se os sintomas se tornarem graves, especialmente durante a fase de exacerbação, os dermatologistas podem prescrever tratamentos com corticosteróides para aliviar e reduzir os danos causados pelo coçar.

Banhos curtos

Se tem pele atópica, é importante focar na rotina de higiene para aliviar os sintomas e evitar que a sua pele fique demasiado irritada. É aconselhável evitar banhos longos e quentes, pois estes podem secar a pele e agravar os sintomas do eczema. São aconselhados banhos curtos e tépidos com produtos especializados.

Produtos de limpeza suaves

Outro aspeto importante a que devemos prestar atenção é o sabonete que utilizamos no duche. Evite sabonetes e produtos de limpeza que contenham fragrâncias e químicos agressivos. Em vez disso, opte por produtos suaves e sem perfume, concebidos especificamente para tipo de pele atópica, reativa ou sensível.

Não esfregar a pele com movimentos bruscos

Ao espalhar o sabonete na pele, não esfregue demasiado o produto, para evitar irritar a pele ou agravar os sintomas da dermatite atópica, se estiver na fase de surto.

Hidratação

É importante manter a pele hidratada para evitar a secura e a comichão. Utilize um hidratante sem perfume após o banho e várias vezes ao longo do dia, se necessário. Isto irá acalmar a irritação da pele e nutri-la corretamente.

Os hidratantes restauram a emulsão de gordura em água, que protege a superfície da pele e limita a penetração de substâncias irritantes. Os produtos para a pele atópica devem ser aplicados em todo o corpo, uma ou duas vezes por dia, para hidratar a pele e reequilibrar as suas bactérias benéficas, reduzindo assim a comichão causada pela secura e evitando novos surtos ou limitando a sua duração.

Mulher e criança com creme no rosto

Os melhores produtos para o eczema na pele

Se tem dermatite atópica e precisa de um produto que alivie os sintomas incómodos, propomos-lhe algumas soluções para tratar este tipo de doenças e pode escolher a que melhor se adeque ao seu caso.

Produtos de limpeza para pele atópica

Lipikar Óleo Lavante AP+ ajuda a restaurar o conforto e a reduzir a irritação

 

Produto Lipikar Cleansing oil AP+

 

Este óleo é um excelente produto de limpeza nutritivo formulado para prevenir a irritação da pele atópica. O Lipikar Óleo Lavante AP+ foi concebido para limpar os tipos de pele mais sensíveis e muito secos, reduzindo a irritação e protegendo-a contra a secura.

Este produto de limpeza é adequado para toda a família, para a zona íntima e para o couro cabeludo dos bebés. É elaborado com agentes de limpeza de pH fisiológico, Aqua Posae Filiformis para manter o equilíbrio da pele, Manteiga de Karité para restaurar os lípidos naturais da pele e Niacinamida para acalmar a pele seca e com prurido.

Lipikar Syndet AP+ hidrata e alivia os sintomas da pele atópica

 

Produto Lipikar Syndet AP+

 

O Lipikar Syndet AP+ é um creme de limpeza para a pele atópica, formulado sem perfume, para evitar a irritação e a secura. Se sofre de dermatite, esta é uma ótima opção para hidratar e aliviar os seus sintomas incómodos. É adequado para bebés, crianças e adultos com tendência a sofrer de comichão na pele.

Este creme de limpeza acalma imediatamente a pele, ajudando a reduzir a secura causada pela dermatite. Syndet AP+ é indicado para o tipo de pele semsível, pois é formulado com tensioativos que ajudam a equilibrar e a purificar a pele, hidratando-a em profundidade.

A fórmula inclui Água Termal de La Roche-Posay para suavizar a pele, Manteiga de Karité para nutrir em profundidade e Niacinamida, um poderoso agente calmante.

Hidratantes para pele com eczema

Lipikar Lait Urea 10

 

 

 

O leite corporal Lipikar Lait Urea 10 é um hidratante que acalma a pele e previne a formação de crostas como consequência da dermatite atópica. É indicado para a pele seca e áspera, e as suas funções são hidratar e repor os lípidos que formam a barreira protectora da pele, reduzir a aspereza e acalmar a irritação.

Este leite corporal é formulado com 5% de ureia que, associada a um fator esfoliante, acalma a pele e alivia as irritações. Contém igualmente alantoína, que reduz a secura cutânea, hidrata profundamente a pele e atenua os sintomas da pele atópica.

Na La Roche-Posay, trabalhamos para formular produtos específicos para tipos de pele sensíveis, reativos e alérgicos que sofrem de diferentes condições como a dermatite atópica, com o objetivo de proporcionar um cuidado ideal e eficaz com a rotina certa.

Lipikar Baume AP+M

 

Produto Lipikar Baume AP+M La Roche Posay para tratamento da dermatite atópica

 

Este bálsamo hidratante nutre a pele em profundidade e restaura o seu microbioma, aliviando a comichão e reduzindo a recorrência de erupções cutâneas. Foi especialmente concebido para tipos de pele sensíveis e secos, reduzindo a irritação e melhorando a qualidade de vida dos utilizadores.

Formulado com niacinamida, manteiga de karité e Aqua Posae Filiformis, o Lipikar Baume AP+M ajuda a proteger e restaurar a barreira natural da pele e a aliviar a comichão, prevenindo o risco e reequilibrando o microbioma da pele, reduzindo assim o aparecimento de erupções cutâneas.

Indicado tanto para bebés como para adultos, recomenda-se a sua aplicação de manhã e à noite, em todo o corpo, para garantir os melhores resultados.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA GAMA PARA SI

ROSALIAC é a gama completa para a pele reativa com vermelhidão temporária ou persistente, seja ela causada por raios UV, poluição, clima, alimentação ou stress.
 

OS NOSSOS
COMPROMISSOS DE SEGURANÇA

Normas de segurança além dos regulamentos internacionais em matéria de produtos cosméticos.

laroche posay safety commitment product allergy tested model close up

PRODUTOS 100%
TESTADOS QUANTO A ALERGIAS

Ver mais
Um pré-requisito = zero reações alérgicas
Se detetarmos um único caso, voltamos ao laboratório e reformulamos
laroche posay safety commitment formula protection product head

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Selecionamos as embalagens mais protetoras associadas apenas aos conservantes necessários, para preservar a tolerância e a eficácia ao longo do tempo.
laroche posay safety commitment essential active dose product head

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, os nossos produtos contêm unicamente os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
laroche posay safety commitment sensitive skin model baby

TESTADOS
EM PELES MUITO
 SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância dos nossos produtos é verificada nas peles mais sensíveis: reativas, alérgicas, propensas à acne, atópicas, danificadas ou fragilizadas por tratamentos oncológicos.