O eczema é contagioso?
Não! O eczema consiste numa condição atópica (alérgica) transmitida entre gerações e que afeta, principalmente, os bebés e as crianças. Não é possível alguém "apanhar" eczema.
Saiba mais
AE SÊ MUITO BEM-VINDO/A!
A dermatite atópica ou eczema atópico é um problema de pele com prurido que é muito comum em bebés e crianças. Na realidade, falamos de uma taxa entre 15 e 20% de crianças com menos de 7 anos que sofrem de eczema – um número que disparou nos últimos 30 anos. Em 50% dos casos, a dermatite atópica resolve-se aos 5 anos de idade, mas pode persistir na adolescência e na vida adulta.*
*Fonte: CHU Nantes, unidade de oncologia e dermatologia, especialização em dermatite atópica, abril de 2015
Não! O eczema consiste numa condição atópica (alérgica) transmitida entre gerações e que afeta, principalmente, os bebés e as crianças. Não é possível alguém "apanhar" eczema.
Saiba mais
Nos bebés, o eczema causa placas vermelhas de descamação rugosa, particularmente nas bochechas e queixo. Em crianças e adultos, as placas aparecem essencialmente no pescoço e nas dobras de pele - em torno dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos. As placas do eczema podem ser agravadas ou até sangrar, pelo ato de coçar.
A base do tratamento do eczema são os cremes corticosteroides durante as crises agudas (privilegiando os de menor potência possível, e nunca no rosto) e um tratamento de manutenção com produtos substitutos do sabão para limpeza e a aplicação regular de cremes emolientes.
O eczema não é uma alergia, é uma doença atópica. Está associado a alergias e outras doenças atópicas, como a asma e a rinite. No eczema, a barreira protetora da pele está enfraquecida, permitindo que alergénios e agentes irritantes penetrem, resultando em prurido, secura, descamação, etc.
O eczema é uma doença genética hereditária. A pele fica seca com a barreira enfraquecida contra alergénios e agentes irritantes que penetram na pele e causam processos de inflamação. O eczema pode ser desencadeado pelos ácaros do pó.
A psoríase provoca manchas espessas, vermelhas e escamosas na pele, normalmente nos cotovelos e nos joelhos. A comichão não é dos principais sintomas. O eczema também provoca manchas vermelhas. No entanto, não costumam ser tão espessas. Geralmente, aparecem nas dobras do pescoço, cotovelos e joelhos (ou no rosto, no caso dos bebés). No eczema a sensação de comichão é intensa e pode resultar em marcas de coçar visíveis e pele lesada.
Saiba maisPele extremamente seca (no inverno ou devido a lavagens corporais agressivas), bem como irritantes ambientais e alérgenos. O suor é outro dos principais desencadeadores de eczema após o exercício físico ou durante a noite, assim como o stress.
Sim! A comichão, ou prurido, é um dos principais sintomas do eczema. No entanto este sintoma pode ser prevenido através da utilização de substitutos do sabão e da aplicação de cuidados emolientes duas vezes por dia.
O eczema é uma condição hereditária. A pele fica vulnerável e aberta a ataques de alergénios e agentes irritantes que a deixam seca e com comichão. Aparece frequentemente nas bochechas, queixo e dobras. A maior parte das crianças supera o eczema em idade escolar, no entanto, pode persistir até idade adulta.
Saiba mais
Mas o que é exatamente a dermatite atópica ou o eczema atópico? É uma condição em que a pele não segrega lípidos superficiais suficientes (hidratantes naturais da pele), ou seja, está "constitucionalmente" seca. Como resultado, alguns alergénios e agentes irritantes – tais como detergentes agressivos ou ácaros domésticos – podem penetrar na pele, provocando comichão e inflamação.
Qual é o aspeto do eczema? O eczema atópico causa comichão e frequentemente manchas vermelhas na pele com aspeto inflamado. Nos bebés, ocorre muitas vezes no rosto e, nas crianças mais crescidas, surge nas dobras da pele à volta dos cotovelos, pulsos e joelhos.
O eczema também é conhecido como "dermatite atópica" ou "eczema atópico" porque está associado a uma condição chamada atopia. As pessoas com pele atópica têm uma predisposição genética para desenvolver alergias. O eczema anda frequentemente de mãos dadas com outras doenças "atópicas" ou "alérgicas" como a febre dos fenos e a asma, a par das alergias alimentares. Tal como o eczema, a prevalência da atopia está a aumentar acentuadamente. Em 1960, a atopia afetava 5 a 10% da população, enquanto atualmente esse número ronda os 10 a 20%.
O eczema atópico é mais do que um simples problema de pele, já que a comichão crónica (prurido) pode tornar-se extremamente incomodativa e causar distrações. Por exemplo, na escola, a comichão constante pode afetar a capacidade de concentração do seu filho. À noite, a comichão e o coçar podem dificultar o sono, causando muita frustração e ansiedade tanto nas crianças como nos pais!
Felizmente, pode encontrar ajuda especializada na sua farmácia. Deslize para conhecer as melhores soluções (e os truques de estilo de vida) que podem ajudar rapidamente a aliviar a pele atópica, deixando-a confortável e sem comichão.
Nas subsecções abaixo, encontrará também informação sobre o que causa o eczema atópico e sobre como preveni-lo, bem como uma secção dedicada ao eczema atópico em bebés e crianças, que explica como gerir a atopia na escola, durante o desporto e na hora de dormir.
Fonte: A comparative study of impairment of quality of life in children with skin disease and children with other chronic childhood diseases. P.E. Beattie* and M.S. Lewis-Jones. Department of Dermatology, Ninewells Hospital, Dundee DD1 9SY, U.K.*Royal Hospital for Sick Children, Yorkhill, Glasgow, U.K.
Exigências de seguranças para além das regulamentações internacional para os cosméticos.
A tolerância dos nossos produtos é testada na pele mais sensível:
reativa, alérgica, propensa a acne, atópica, danificada ou enfraquecida por tratamentos oncológicos.