Escaldão solar: O que é, quais as consequências e como prevenir

Article Read Duration 10 min. de leitura

escaldão

Um escaldão é caracterizado por vermelhidão, inchaço e pele quente. Na sua origem está a ocorrência daquilo que é normalmente caracterizado como queimadura. É baseado num processo inflamatório que ocorre na pele. Este processo de inflamação é uma resposta das células da pele a danos provocados por fatores externos que serão abordados mais à frente.

Sintomas dos Escaldões: Como identificar se estou com um escaldão?

Um escaldão solar apresenta, por norma, sintomas mais locais. Alguns desses sintomas já foram referidos: vermelhidão e inchaço na área, assim como ter a pele quente ao toque. A vermelhidão, ou os tons de rosado que a pele adquire, varia com o tom de pele da pessoa, sendo menos perceptíveis em pessoas com um tom de pele mais escuro. Para além destes sintomas comuns, dependendo da severidade da queimadura, pode ocorrer a formação de bolhas com um líquido transparente. Um escaldão na pele pode provocar uma sensação de ardor ou comichão e a zona pode ficar mais “rija” devido ao inchaço. Escaldões mais graves ou que ocupem uma maior área da pele podem ainda provocar sintomas gerais no corpo tais como febre, má disposição, tonturas e cansaço. Os sintomas variam de pessoa para pessoa dependendo do fator que provocou o escaldão, do tipo de pele e da forma como a pele é tratada posteriormente.

Principais causas de um escaldão

A causa mais conhecida por provocar escaldões são as queimaduras solares. A exposição desprotegida aos raios UV é o fator mais comum. Dependendo do quão intenso estão os raios UV, existem determinadas alturas do ano ou do dia em que é aconselhável evitar a exposição direta ao sol. E mesmo quando o sol está tapado por nuvens ou em dias de nevoeiro é possível apanhar um escaldão solar na pele, uma vez que uma grande percentagem de raios UV consegue passar pelas nuvens.

escaldao na pele

Mas existem outros, assim como também existem fatores que podem agravar os efeitos da exposição aos fatores causadores. O uso de solários para bronzear a pele, as chamadas “camas de bronzeamento”, é outro fator conhecido por provocar escaldões na pele.

Consequências de um escaldão na pele

Desde consequências diretas a consequências a longo prazo, é grande a lista de consequências que um escaldão pode ter. Desde a queimadura da pele a curto prazo até ao fotoenvelhecimento da pele e o aumento da probabilidade de apanhar cancro de pele. O envelhecimento da pele provocado pela exposição descuidada ao sol é um tipo de envelhecimento prematuro, provocado pelo aumento dos radicais livres nas camadas da pele e, por consequência, o aparecimento de rugas e linhas finas prematuras, assim como hiperpigmentação. Já o aumento da probabilidade de desenvolver cancro da pele, é uma das consequências a longo prazo e está diretamente ligada ao número de escaldões que a pessoa apanhou e à intensidade das queimaduras na pele.

Como proteger a pele e prevenir um escaldão solar

Por todos os pontos já enunciados, proteger a pele é a prioridade número um para quem quer ter uma pele saudável, livre de lesões, não influenciada pelo envelhecimento precoce e com um risco mínimo de desenvolver cancro da pele.

escaldão solar

Existem vários passos que pode seguir para garantir uma proteção eficaz da barreira cutânea:

● Use óculos de sol. A pele dos seus olhos é extremamente sensível.

● Use roupa clara. A roupa branca é boa refletora dos raios solares.

● Evite instalações de autobronzeamento.

● Evite a exposição solar nas horas de maior calor.

● Garanta o uso de um bom protetor solar. Este é um passo de extrema importância a adotar, mesmo que a intensidade da luz solar não seja aparentemente elevada, aplique protetor solar diariamente, e aumente a sua reaplicação se a exposição aos raios Uvs for prolongada, ou depois de tomar banho. Qualquer zona da pele pode sofrer escaldões, desde os lábios aos lóbulos das orelhas, por isso não deixes nenhuma área por proteger.

Protetor solar: O melhor conselho para evitar escaldões

A pensar na proteção da sua pele, a La Roche-Posay tem à sua disposição uma vasta gama de produtos de proteção da pele. Se quer um produto com uma textura mais fluída os produtos ANTHELIOS UVMUNE 400 fluido invisível FPS50+ sem perfume ou o ANTHELIOS UVMUNE 400 fluido FPS50+ com cor são uma excelente opção. Formulados com MEXORYL400, o filtro UV mais eficaz contra os raios UV mais insidiosos, garantem uma proteção avançada de largo espectro. Testados em pele sensível e reativa, para todos os tipos de pele e fototipos.

Se prefere uma textura em creme pode optar pelo ANTHELIOS UVMUNE 400 creme hidratante FPS50+ ou o ANTHELIOS UVMUNE 400 creme hidratante FPS50+ com cor. Também formulados com o filtro UV mais resistente, estes dois protetores solares têm uma proteção redobrada.

E porque a proteção e cuidado da pele deve ser feita antes, durante e após a exposição solar, o CICAPLAST BAUME B5+ nutre, protege e repara a pele seca e a função de barreira da pele. Este bálsamo apaziguante é o seu cuidado número um após a exposição solar.

 

TEMOS UMA GAMA
PARA SI

ANTHELIOS é pioneira no mercado de protetores solares. O seu amplo espectro de proteção muito elevada é o resultado de mais de 25 anos de investigação clínica avançada em proteção solar e pele sensível ao sol.