PARA QUE O MÉDICO POSSA TRATAR AS SUAS ALERGIAS DE PELE,
DEVERÁ REUNIR TODA A INFORMAÇÃO ANTES DA CONSULTA
Mantenha um diário dos sintomas da alergia
Os médicos dizem que, mesmo quando comparado com os resultados dos testes laboratoriais avançados, o historial continua a ser a chave para a maior parte dos diagnósticos. E receber o diagnóstico certo é a chave para curar as incomodativas erupções cutâneas. Assim, ter os sintomas e o historial bem claros na sua cabeça irá certamente contribuir para que o alergologista o(a) possa ajudar. Sugerimos que mantenha um "diário dos sintomas" para registar todas as erupções cutâneas ou outras reações alérgicas, durante pelo menos as 2 semanas antes da consulta.
Faça-se acompanhar de um historial médico atualizado
Peça ao seu médico de família uma lista atualizada de eventuais doenças preexistentes, bem como da sua medicação atual: certos fármacos como o ibuprofeno, a aspirina e alguns medicamentos para a tensão arterial podem ser fatores cruciais. Toda esta informação importante irá ajudar o médico a encontrar a solução adequada para as suas alergias de pele, proporcionando-lhe o alívio que procura.
Conheça o historial de alergias da sua família
O seu alergologista irá provavelmente perguntar-lhe sobre a existência de alergias e patologias associadas, como rinite, asma e eczema, na sua família. Também irá querer saber se alguém da sua família teve reações graves como anafilaxia. Certifique-se de que pergunta pelo menos aos seus pais e irmãos acerca disto. Uma vez mais, deve fornecer informações completas ao seu médico para que este lhe possa oferecer o melhor tratamento para as suas alergias cutâneas.
PARA SABER COMO TRATAR AS SUAS ALERGIAS DE PELE,
PREPARE ANTECIPADAMENTE UMA LISTA DE PERGUNTAS
Faça uma lista das perguntas mais importantes que quer fazer no final da consulta para garantir que fica sem dúvidas sobre como proceder para um efeito de alívio completo da sua alergia de pele. Perguntas úteis que deve fazer:
- O que significam os resultados do meu teste de alergias?
- Sou alérgico(a) a quê?
- Quão grave é a minha alergia?
- Como posso evitar reações?
- Tenho de andar com uma caneta de auto-injeção Epipen?
- Sou um(a) potencial candidato(a) a terapias de dessensibilização?
- Existem produtos de higiene pessoal com alergénios ocultos que eu deva evitar?
- Como posso minimizar as reações da minha pele alérgica?
- De que tipo de acompanhamento médico irei necessitar?
PARA O MÉDICO FAZER O SEU TRABALHO
E TRATAR A SUA ALERGIA DE PELE,
PREPARE-SE PARA REALIZAR TESTES
Use roupa mais larga que seja fácil de vestir e de despir, pois o médico poderá querer aplicar testes epicutâneos nas suas costas e realizar testes por picada no seu braço. Poderá também ter de tirar sangue para análises. Por último, não tome qualquer medicação inibidora de sintomas, tais como anti-histamínicos, antes da consulta, pois podem interferir com os resultados do teste… E não se esqueça de levar o seu diário de sintomas!
Conheça alguns dos possíveis tratamentos para alergias de pele.