QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DA ACNE
QUE DE FACTO FUNCIONAM?
Existem muitas “curas para a acne” à venda no mercado. Estamos aqui para o orientar.
No que toca a tratamentos para a acne, os médicos têm diversos tratamentos, dermocosméticos e medicamentos com receita médica eficazes, os quais deverão ser adaptados à gravidade da acne em questão. Continue a ler para saber quais as soluções do nosso dermatologista associado, o Dr. Philippe Beaulieu, para a acne ligeira, moderada e grave (quística)…bem como os seus efeitos secundários.
Tratamentos para a acne ligeira (alguns pontos negros e borbulhas pequenas que afetam menos de 50% do rosto)
Para a acne ligeira recomenda-se soluções tópicas tais como dermocosméticos de venda livre apropriados tais como um produto à base de peróxido de benzoílo, ou um produto que contenha um retinoide como o adapaleno para ajudar a desobstruir os poros. O peróxido de benzoílo elimina a P., a bactéria responsável pelas borbulhas, reduzindo ainda a vermelhidão e exfoliando as células mortas. Os retinoides são um grupo de derivados da vitamina A com resultados excecionais para minimizar a acne. Ajudam a remover as células à superfície que obstruem os poros.
Efeitos secundários do peróxido de benzoílo e retinoides tópicos
Estes tratamentos podem deixar a pele vermelha, irritada e retraída, com escamação visível da superfície. Pode-se chegar a ter sensações de ardência.
O que fazer acerca dos efeitos secundários dos tratamentos tópicos da acne
Não entre em pânico se tiver escamação, a sua pele irá habituar-se ao tratamento. Não deixará de ser difícil. Mas poderá experimentar trocar para uma fórmula com uma concentração inferior, diluir creme hidratante isento de óleo ou espaçar mais as aplicações.
As soluções para a acne moderada a grave (poros obstruídos, borbulhas e por vezes nódulos que afetam mais do que metade do rosto)
Para os casos da acne moderada a grave combina-se os mesmos tratamentos tópicos com um antibiótico oral tal como a doxiciclina, para eliminar a bactéria que causa as erupções cutâneas. Na maior parte dos casos, isto permite curar as borbulhas.
Efeitos secundários de antibióticos orais tais como a doxiciclina
Os medicamentos orais tais como a doxiciclina tornam a pele muito sensível à luz solar. Isto significa que até mesmo uma exposição leve ao sol poderá deixá-lo com um tom de pele avermelhado e pouco saudável. Outro problema com os antibióticos é que as bactérias podem desenvolver resistência ao longo do tempo, tornando o seu tratamento menos eficaz.
O que fazer acerca dos efeitos secundários dos antibióticos orais para a acne
Certifique-se de que protege a pele adequadamente com um protetor solar alto (FPS 30-50) durante o dia. Utilize produtos como o Effaclar Duo(+) FPS30 que combina ingredientes ativos para a pele com tendência à acne com um filtro solar de elevada proteção. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de que opta por um produto com fórmulas leves, isentas de óleo e não comedogénicas. O seu médico irá limitar a duração do tratamento com antibiótico para evitar que crie resistência ao mesmo.
O tratamento para a acne grave ou quística (todo o rosto é afetado, presença de quistos/nódulos)
Para a acne grave ou quística, prescreve-se um tratamento muito potente designado de isotretinoína (Accutane). Tem como alvo a produção excessiva de óleo enquanto origem do problema e é capaz de curar até mesmo a acne quística. No entanto, esta medicação é forte e pode ter efeitos secundários graves. Deve ser prescrita com a máxima prudência.
Efeitos secundários da isotretinoína (Accutane)
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades! Esta é uma solução de último recurso e os pacientes deverão realizar análises sanguíneas regulares para monitorizar a resposta do corpo ao tratamento. Os efeitos secundários incluem a secura extrema da pele e dos lábios ou das áreas nasais, dando origem a escamação, retração da pele e inclusivamente sangramentos nasais. Em acréscimo, é um medicamento que causa fotossensibilidade, o que significa que a pele torna-se mais vulnerável ao sol.
Como gerir os efeitos secundários da isotretinoína (Accutane)
Se estiver a tomar isotretinoína, deverá manter a pele hidratada com texturas ricas e nutritivas, terminando com um protetor solar com alto fator de proteção (FPS 30-50). Opte por um protetor labial forte tal como o Stick Labial NUTRITIC e um vaporizador de água termal, para suavizar a pele.
A CURA MILAGROSA PARA A ACNE?
A ADESÃO AO TRATAMENTO!
Quais são as soluções de tratamento da acne de ação mais rápida?
Muitos pacientes chegam à clínica à procura de uma cura instantânea para a acne, o que é perfeitamente compreensível. No entanto, em termos realistas, demora semanas, e não horas, a ver-se os resultados, e a consistência é a chave para uma pele livre de imperfeições. Não obstante, apenas 30-50% dos pacientes aderem ao calendário do tratamento: Começam com uma grande motivação, que se vai diluindo quando se apercebem que os resultados não são imediatamente visíveis. E assim a acne leva a melhor.
Quais as soluções tópicas para a acne que são de venda livre?
Recomenda-se que os pacientes aliem medicamentos com receita médica a escolhas de produtos dermocosméticos inteligentes. Opte por loções de limpeza da pele isentas de sabão e com um pH equilibrado e cremes hidratantes isentos de óleo. Relativamente à maquilhagem, procure fórmulas “não comedogénicas”, as quais não obstruem os poros. Existem também os cremes para a pele propensa à acne de especialidade pode comprá-los na farmácia, com substâncias como o ácido salicílico. Não há dúvida - o tratamento médico bem-sucedido é impulsionado pelos produtos de cuidados da pele certos.
Saiba mais sobre como se livrar das cicatrizes provocadas pela acne.